Postagens populares

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012








quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


ARTIGO


A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NA PRATICA DA PRODUÇÃO DE
TEXTOS EM SALA DE AULA.

Este presente trabalho tem como meta principal demonstrar que a leitura pode contribuir para a produção de texto, sendo que ela se faz necessário no âmbito escolar, desde os primeiros anos do ensino fundamental. A leitura é uma ferramenta que os educadores devem utilizar diariamente, tanto na alfabetização quanto nos anos seguintes. A leitura como contribuição na pratica da produção de texto é de fundamental importância, pois se o aluno ler bastante, mais rico será o seu vocabulário no momento da escrita.
Para escrever bem é preciso que o aluno tenha acesso a diferentes textos literários, assim ele terá através da leitura interesse pela escrita, a leitura facilitara a capacidade de pensar, de se emocionar, de sentir e interagir com a escrita, facilitando seu desempenho no momento da produção escrita.
A leitura e a escrita é muito importante na vida do ser humano o saber ler fluentemente e escrever corretamente é essencial para toda a vida. A prática da leitura em sala de aula é algo que deve ser prazeroso para o aluno e não imposto, a leitura deve contribuir com a produção escrita enriquecendo e favorecendo opções de organização das palavras e produção escrita dos textos. Para que os alunos tenham uma escrita coerente é preciso que ele goste de ler, só assim o educando produzira seus textos sem dificuldades, é uma busca incessante que todos nos como educadores temos que buscar.
A leitura em sala de aula deve ser um incentivo para o aluno estar sempre melhorando na escrita, buscando sempre novos subsídios para a produção de textos.
A leitura é um meio pelo qual o individuo se socializa com o mundo, é através da leitura que o ser humano passa a se relacionar com as coisas que acontecem em sua volta. A leitura é um instrumento que leva ao conhecimento, e a partir desse conhecimento nos leva a refletir sobre eles, tornando–nos críticos no momento da produção escrita. Para o aluno ler significa aprender através da leitura, e com isso aumentar seu vocabulário no momento de escrever. O aluno deve ter liberdade tanto na leitura quanto na escrita, é importante desde os primeiros anos do ensino fundamental ter consciência que a leitura irá contribuir com a escrita, mesmo que essa escrita não seja muito certo, que as palavras não estejam no lugar correto, o aluno mesmo perceberá que precisa mudar sua escrita a partir das leituras realizadas em sala de aula. O educando quando le aprende. Aprende a colocar as palavras no lugar certo, a pontuar corretamente a se dedicar na escrita para que ela seja cada vez melhor.
          A leitura e a produção escrita devem caminhar juntas uma dependendo da outra, dessa forma o educador atingirá o seu objetivo que e o de facilitar a escrita para seus alunos.  A escola tem um papel importantíssimo em relação ao aprendizado escolar e principalmente fazer com a criança tenha gosto pela leitura recriando contos de fadas fazendo apresentações teatrais, mobilizando o educando a participar desses trabalhos a partir de então o aluno terá prazer em ler um livro, ele aprenderá que através deste livro ele poderá criar diversas atividades e principalmente entenderá que a leitura diária irá lhe ajudar a escrever cada dia melhor e corretamente. Os livros infantis são exemplos de facilitadores, eles influenciam a imaginação, a criação a percepção, a inovação e principalmente a escrita, os livros infantis leva a criança a um mundo imaginário ela entra e participa da historia junto com os personagens do livro e isso faz com seu conhecimento sobre o mundo aumente cada dia mais, ajudando a escrever melhor.  Quanto mais lemos mais conhecimento adquirimos. O professor que luta por uma aprendizagem de qualidade muito poderá fazer para que uma boa leitura e uma boa escrita durante o aprendizado escolar de nossas crianças.  
A leitura e a escrita na escola são muito importantes na vida do aluno, se ele souber ler bem poderá interpretar facilmente os problemas matemáticos do cotidiano escolar, e se tiver uma boa escrita poderá fazer uma redação sem dificuldades. Um livro poderá instigar à criança a curiosidade, facilitando seu entendimento, o gosto pela leitura esta relacionado aos estímulos recebidos desde os primeiros anos escolares, se as crianças forem incentivadas terão prazer em ler. A leitura e a escrita está presente em todos os momentos de nossas vidas, facilitando a comunicação entre as pessoas, nos levando a um conhecimento individual.         
Formar um leitor e um escritor competente requer formar alguém que se compreenda o que se le  e principalmente o que se escreve.
Aprender a ler e a escrever com coerência significa ir alem do que juntar silabas, palavras e frases. Aprender a ler e a escrever envolve muitas habilidades que serão aprendidas com o passar dos anos. A leitura proporciona conhecimentos de diversas culturas, de países diferentes, de povos diversificados, a leitura nos leva a viajar por diferentes lugares sem ao menos estar presente no local.
 O educador deve ser um professor que goste de ler e  escrever, assim ele poderá incentivar seus alunos o gosto pela leitura e pela escrita sem dificuldades. Ensinar a ler e a escrever requer que sejamos facilitadores de entendimento, o desafio da escola é formar alunos que gostem de ler e que escrevam bem e sem dificuldades, em vista disso podemos afirmar que a leitura é o caminho para resolver nossos problemas com a escrita que poderá acontecer durante toda a nossa existência.

Autora: Leandra Braga